Blog
Barro Alto. Credit: Anglo AmericanBarro Alto. Credit: Anglo AmericanAudits

Mina de níquel Barro Alto da Anglo American conclui auditoria de vigilância IRMA

Em 31 de outubro de 2025, a Iniciativa de Asseguração de Mineração Responsável (IRMA) publicou o relatório de auditoria de vigilância da mina de níquel Barro Alto da Anglo American, localizada no estado de Goiás, Brasil. A empresa de auditoria ERM CVS, aprovada pela IRMA, conduziu a auditoria e avaliou o progresso feito no plano de ação corretiva que a operação se comprometeu a cumprir no relatório de auditoria inicial. Ao longo da auditoria de vigilância, a ERM CVS considerou o Capítulo 2.2 – Consentimento Livre, Prévio e Informado do Padrão IRMA para Mineração Responsável como relevante, e esse capítulo será avaliado integralmente durante a auditoria de renovação.

O ciclo de avaliação independente da IRMA ocorre em três etapas: (1) auditoria inicial, (2) auditoria de vigilância e (3) auditoria de reavaliação. As minas no sistema IRMA devem passar por uma auditoria de vigilância durante cada ciclo de auditoria de três anos, e essa auditoria deve ocorrer entre 12 e 18 meses após a divulgação pública do relatório da auditoria inicial. As auditorias de vigilância não são auditorias completas, o que significa que não é necessário restabelecer a conformidade com todos os requisitos analisados na auditoria inicial. Normalmente, durante uma auditoria de vigilância, a equipe de auditoria verifica se os sistemas e controles da mina ainda estão em vigor e funcionando de forma eficaz, e se não ocorreram mudanças significativas desde a auditoria inicial que afetem negativamente o desempenho da mina. A auditoria de vigilância inclui entrevistas confidenciais com trabalhadores e o envolvimento com detentores de direitos indígenas e partes interessadas da comunidade. Os relatórios da auditoria inicial e de vigilância da IRMA para a operação estão disponíveis na página de auditoria da mina Barro Alto no site da IRMA.

Como o Padrão IRMA é reconhecido e adotado em todo o mundo, essas auditorias são etapas importantes em um diálogo mais profundo entre as empresas de mineração e as pessoas afetadas por suas operações. Como o processo IRMA está sempre melhorando com base na experiência da auditoria mais recente, os resultados da auditoria devem ser revisados e interpretados de acordo.

Em 18 de fevereiro de 2025, a Anglo American anunciou a venda da operação Barro Alto para a MMG Singapore Resources Pte. Ltd, uma subsidiária integral da MMG Limited. A venda da operação está sujeita a uma série de condições, incluindo as habituais autorizações regulatórias e de concorrência, com a conclusão da venda prevista para o terceiro trimestre de 2025.

O sistema independente IRMA é o único padrão global de mineração que oferece poder igual ao setor público (comunidades e detentores de direitos indígenas, trabalhadores de minas e defensores dos direitos humanos e ambientais) e ao setor privado (empresas de mineração, compradores de materiais extraídos e investidores).

Para obter mais informações: