Mina de minério de ferro Complexo Várzea do Lopes da Gerdau completa auditoria da IRMA
Mina brasileira alcança IRMA Transparência após ser auditada de acordo com o único padrão de mineração do mundo com governança igualitária
9 de outubro de 2025 – A Iniciativa de Asseguração de Mineração Responsável (IRMA) publicou o relatório de auditoria do Complexo Várzea do Lopes, da Gerdau, com base no Padrão IRMA para Mineração Responsável. A Complexo Várzea do Lopes está localizada no estado brasileiro de Minas Gerais, no município de Itabirito. A empresa de auditoria independente SCS Global Services avaliou a Complexo Várzea do Lopes com o IRMA Transparência ao medir seu desempenho em relação aos critérios sociais e ambientais de melhores práticas da Padrão.
IRMA Transparência significa que a operação foi auditada de forma independente em relação a todos os requisitos relevantes do Padrão IRMA e que compartilhou publicamente suas pontuações de auditoria e a base para as conclusões dos auditores. Ao compartilhar essas informações abrangentes, uma mina fornece às diversas partes interessadas as informações necessárias para compreender as operações da mina e incentivar melhorias, conforme necessário. O relatório completo da auditoria está disponível na página de auditoria do Complexo Várzea do Lopes no site do IRMA.
Como o Padrão IRMA é reconhecido e adotado em todo o mundo, essas auditorias são etapas importantes em um diálogo mais profundo entre as empresas de mineração e as pessoas afetadas por suas operações. Como o processo IRMA está sempre melhorando com base na experiência da auditoria mais recente, os resultados da auditoria devem ser revisados e interpretados de acordo.
Em 17 de julho de 2025, a Gerdau anunciou a assinatura de um acordo para a transferência integral dos direitos minerários relacionados à operação da Mina Várzea do Lopes, localizada em Itabirito (MG). A nova detentora desses direitos é a Várzea do Lopes Mineração S.A., empresa controlada pelos mesmos sócios da Avante Participações e Negócios Ltda.
Com essa transação, o novo detentor dos direitos minerários assume total responsabilidade pela operação e produção de minério de ferro no Complexo Várzea do Lopes.
Esta iniciativa faz parte do processo de reorganização dos ativos de mineração da Gerdau, com o objetivo de concentrar suas operações de mineração no ativo Miguel Burnier, localizado em Ouro Preto (MG).
Incluindo a Complexo Várzea do Lopes, 26 minas de escala industrial em todo o mundo estão dentro do sistema de avaliação independente da IRMA. Após uma autoavaliação inicial, uma mina participante contrata uma empresa de auditoria externa – treinada e aprovada pela IRMA – para realizar uma avaliação independente detalhada, incluindo visitas in loco à mina e às comunidades próximas. Após a liberação da auditoria inicial, uma auditoria de controle verifica o desempenho da mina. Três anos após a auditoria inicial, a operação é submetida novamente a uma auditoria completa.
O sistema independente IRMA é o único padrão global de mineração que oferece poder igual ao setor público (comunidades e detentores de direitos indígenas, trabalhadores de minas e defensores dos direitos humanos e ambientais) e ao setor privado (empresas de mineração, compradores de materiais extraídos e investidores).
Para obter mais informações:
- Adan Olivares Castro, Líder Regional, Américas e Caribe
contact@responsiblemining.net +1.360.217.9080 (WhatsApp) - Pacote de auditoria do Complexo Várzea do Lopes: https://responsiblemining.net/varzea-do-lopes-packet
- Página de auditoria do Complexo Várzea do Lopes: https://responsiblemining.net/varzea-do-lopes
- Anúncio da mudança de propriedade do Complexo Várzea do Lopes: https://www2.gerdau.com.br/noticias/comunicado-reorganizacao-dos-ativos-minerais/